dezembro 07 2019 0Comment

O que você precisa saber sobre financiamento de energia solar!

Números recentes da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) mostram que o setor deve crescer até 44% este ano no país. Esta demanda pela utilização da energia solar pode ser explicada pelos benefícios gerados e pela facilitação nos processos de financiamento para instalação deste tipo de energia.

Afinal, em alguns casos, é possível conseguir até 100% do financiamento junto aos bancos. Logo, com a alta no preço da energia elétrica nos últimos anos, optar pela utilização da energia solar pode ser um bom caminho para quem busca economizar.

Após instalado, o sistema de energia solar fotovoltaico permite uma redução de até 95% do valor da conta de energia elétrica. Esta economia proporciona um excelente custo-benefício para os consumidores.

Utilização da energia solar: qual o prazo ideal do financiamento?

A instalação de um sistema de energia solar fotovoltaico é considerada um investimento de longa duração. De acordo com as especificações dos fabricantes, os kits de energia solar têm durabilidade de no mínimo 25 anos. Assim, o retorno do investimento ocorre em média entre 6 e 7 anos.

Por estas razões, para obter uma boa relação custo-benefício, o prazo de financiamento mais adequado deve ser de 60 meses, ou 5 anos.

Quais as principais linhas de financiamento?

Antes de falar das linhas específicas, é preciso saber que o financiamento é um contrato entre uma pessoa física ou jurídica e a instituição financeira, porém com destinação específica.

Veja abaixo algumas instituições que oferecem oportunidades de financiamento para utilização da energia solar:

Banco do Nordeste – Por meio do FNE Sol para Você, o banco financia projetos residenciais de geração de energia renovável.

Santander – Chamado CDC Sustentável Solar, o programa oferece crédito para a compra de sistemas para energia solar fotovoltaica.

Caixa – A linha de crédito Construcard, destinada para a compra de material de construção, passou a aceitar projetos de energia solar, com prazos e condições especiais.

Antes de fazer qualquer financiamento, é preciso pesquisar e se informar sobre as taxas de juros, prazos e fazer comparações com outras fontes de investimento.

Conte com empresas especializadas

Se você está em busca de economia na conta de energia elétrica da sua residência, é preciso escolher uma empresa especializada em energia solar fotovoltaica para elaborar o projeto inicial.

Com este projeto em mãos, estarão especificados todos os equipamentos necessários e você terá ideia do valor para iniciar a utilização da energia solar em sua casa.

A instalação da energia solar fotovoltaica em residências requer a compra de equipamentos primordiais que compõem o kit de energia solar, como:

  • Placas fotovoltaicas;
  • Cabeamento;
  • Inversores.

Se você tem alguma dúvida sobre o financiamento para utilização da energia solar ou ficou interessado em adquirir os melhores sistemas fotovoltaicos da região, entre em contato conosco.