maio 17 2018 0Comment
energia solar marabá

Manutencao sistema solar fotovoltaico

Como realizar a manutenção de seu sistema solar fotovoltaico?

O processo de manutenção envolve vários fatores que influenciam na vida útil de seu sistema solar fotovoltaico. Por exemplo: as condições climáticas do local onde foi instalado, as condições de sombreamento, condições do próprio local etc.

Existem dois tipos de manutenção. São elas:

Manutenções preditivas: é uma opção para monitorar as condições e/ou desempenho do sistema.

Manutenções preventivas: é uma antecipação de possíveis problemas que são realizadas pelo próprio usuário.

É possível determinar os parâmetros para as manutenções preventivas e preditivas apenas observando o seu sistema solar fotovoltaico já instalado.

É sempre bom manter um cuidado com seu sistema, mantendo-o limpo para evitar perdas e manter uma boa eficiência.

Como limpar o seu sistema solar fotovoltaico?

É muito simples. Para cuidar e manter limpo o seu sistema solar fotovoltaico, basta olhar os monitores de rendimento e os painéis. Caso estejam muito sujos, basta passar, nos painéis, um pano molhado para realizar a limpeza.

Nota: evitar o uso de objetos metálicos e/ou produtos abrasivos, e não colocar tanta pressão no módulo na hora da limpeza. Recomenda-se limpar apenas com água.

É recomendado que se faça revisões no sistema solar fotovoltaico geralmente a cada cinco anos. Isso possibilita verificar detalhes que, muitas vezes, passam despercebidos pelo usuário. Por exemplo: algum cabo desconectado, fissuras no vidro de algum módulo etc.

Nota: as revisões devem ser feitas por pessoas capacitadas e munidas de equipamentos de segurança adequados. Poderão ser feita as revisões pela própria empresa que instalou o sistema solar fotovoltaico, ou alguma outra também capacitada.

Em lugares em que a precipitação pluviométrica é baixa e há muita poeira, recomenda-se limpar os módulos de seis em seis meses. Já em locais de índice pluviométrico melhor distribuído, a limpeza poderá ser feita anualmente.

Não se preocupe tanto: devido a maioria dos telhados brasileiros possuírem inclinação de 15° ou mais, a chuva poderá fazer o trabalho por si só. A água da chuva limpará os painéis e escorrerá pelos condutores, devido a inclinação do telhado.

Não se esqueça, prevenir é melhor que remediar! Faça uma escolha adequada do local e também do modo de instalação.

Para maiores informações acesse:

Site: https://solarecoenergys.com.br

E-mail: Solar@solarecoenergys.com

Telefone: (94) 3018-4150