julho 18 2019 0Comment
aprenda mais o retorno sobre investimento em energia solar

Como se dá o retorno do investimento em energia solar?

A aquisição de um sistema de energia solar é considerada um investimento de baixo risco, pois as projeções de geração desse tipo de energia dependem unicamente de condições climáticas, que podem ser previstas com base em médias históricas.

Os principais aspectos que garantem o ROI em energia solar são, principalmente, o tempo de retorno do investimento e a redução do valor da conta de energia.

Atualmente, o investimento em energia solar oferece rentabilidade média de 24% a.a., superior à Poupança ( 4,73% a.a.)e outras aplicações de Renda Fixa, como Tesouro Selic (5,22% a.a.) e CDB (5,73% a.a.).

Vida útil superior ao tempo de retorno de investimento

A durabilidade dos sistemas fotovoltaicos é grande, com vida útil de 25 anos, em média.

O tempo de retorno de investimento, também chamado de Payback, é o período necessário para que o custo de instalação se pague e, a partir daí, comece a dar lucro para o proprietário. Esse cálculo depende de variáveis como o investimento total realizado e a geração média mensal do sistema de energia solar (kWh), considerando tarifas de energia (R$/kWh) que podem ser diferentes de uma região para outra.

Assim, no Brasil, o Payback pode variar entre 5 e 10 anos, o que significa que o período de benefício do investimento pode a chegar a 4 vezes mais do que ele.

Redução da conta de energia e recebimento de créditos

A energia solar pode ser obtida mesmo longe das grandes redes de distribuição, de forma isolada.

No entanto, quando os painéis solares estão instalados de forma integrada ao sistema elétrico da concessionária, a energia elétrica gerada que não for consumida totalmente poderá ser “injetada” na rede de distribuição e convertida em créditos. Esse crédito é compensado na próxima conta de energia, reduzindo o valor cobrado. Essa “troca” de energia constitui o sistema de compensação regulamentado pela ANEEL.

Valorização do imóvel com sistema de energia solar

O sistema fotovoltaico para geração de energia elétrica e aquecimento de água é considerado uma melhoria na edificação.

Sendo um recurso arquitetônico moderno e sustentável, o sistema de energia solar contribui para a valorização do imóvel em até 6%.

Como começar?

Vantajoso, o sistema de energia solar é um equipamento cada vez mais acessível. No entanto, não é exatamente um produto que você compra pronto na loja e liga quando chega em casa.

Conheça quais sãos os passos para começar a gerar sua própria energia para economizar dinheiro:

Dimensionamento do sistema e design do projeto

Inicialmente, é preciso fazer uma visita no local para avaliar a viabilidade do projeto, identificando áreas de sombra, como edificações, vegetação, ou outras interferências que possam prejudicar o sistema.

Além disso, é necessário fazer um levantamento de dados técnicos para que o projeto atenda às necessidades de energia do imóvel, obedecendo todas as normas de segurança e legislação vigente.

Instalação, testes e conexão à rede de distribuição

Após a instalação segura, que deve ser feita por uma equipe técnica especializada, é imprescindível realizar o registro do projeto na concessionária de energia, apresentando toda a documentação do sistema.

Depois da vistoria da conexão pela concessionária o sistema é liberado para funcionar. Todo esse processo, geralmente, leva um pouco mais de 30 dias.

Depois de ativado o sistema de energia solar pode ser monitorado online, no seu computador ou smartphone.

Sem dúvida, a energia fotovoltaica será uma moeda valiosa no futuro. Aproveite para reduzir os custo de sua empresa com energia elétrica e invista no seu próprio sistema fotovoltaico!