setembro 20 2019 0Comment
energia solar em hoteis

6 razões para hotéis investirem em energia solar fotovoltaica.

Atualmente, gerar sua própria energia é um investimento altamentamente vantajoso e muitas empresas estão buscando investir em energia solar para reduzir os custos mensais cada vez mais altos na conta de luz. No ramo hoteleiro não seria diferente, afinal para uma empresa investir em energia solar não significa apenas economia mas também aumento na lucratividade.  

Confira abaixo 6 vantagens de investir em energia solar fotovoltaica em hotéis.

1. Redução dos custo de instalção

Muitos empresários pensam que o custo para investir em energia solar fotovoltaica em hotéis pode ser muito alto, porém é preciso se informar melhor. Apesar do valor inicial ser alto, esse é um  investimento a longo prazo.

A primeira célula solar fotovoltaico foi apresentada em 25 de abril de 1954, na reunião da National Academy of Sciences, na cidade de Washington. Nos primordios investir nessa tecnologia era praticamente impossível, pois o preço era absurdamente alto.

Com o passar dos anos, os preços da energia solar fotovoltaica foi diminuindo. Tudo isso, é consequência  do desenvolvimento no setor, dos avanços tecnológicos, modo de produção, políticas de incentivo e concorrência de mercado.

No Brasil essa expansão começou em 2014, desde então o custo da instalação tem sido reduzido. Atualmente, o sistema fotovoltaico é mais acessível aos consumidores. Existem financiamentos com parcelas menores do que as contas de luz.

Para empreendedores do ramo hoteleiro, é importante saber que a instalação pode ser feita no próprio estabelecimento (telhados ou terreno), desde que seja uma área coberta pela distribuidora de energia responsável.

 

2. Econômia certa

Após a instalação a economia é imediata. Com o sistema fotovoltaico é possível economizar até 95% nas contas de luz, pois assim o hotel passa a produzir sua própria energia. Mas, como essa tecnologia funciona?

As placas solares instaladas no imóvel captam a luminosidade que vem do sol e a transformam em energia elétrica. O inversor fotovoltaico é quem manda essa energia para rede elétrica. A partir daí, os consumidores usam a energia que foi gerada pelo sistema. O consumidor irá pagar apenas a tarifa mínima para a distribuidora de energia — aproximadamente 5%. Se houver excedente de produção, ele se transforma em créditos que podem ser usados quando faltar energia ou para abater no valor da conta de luz.

 

3. Segurança energética

 

Diante da crise energética que o Brasil vem enfrentando, os valores das contas de luz aumentaram cerca de 50% nos últimos anos. Além disso, o preço oscila de acordo com clima. Em períodos de seca, a capacidade de geração de energia nas hidrelétricas é reduzida, assim há o aumento do valor nas contas de energia.

Os empresários que investem em energia solar fotovoltaica em hotéis para autogeração, não precisam se preocupar com o clima. Independente de chuva ou sol é possível gerar energia solar fotovoltaica, pois as placas solares conseguem captar a luminosidade e produzir energia elétrica.  

 

4. Retorno do investimento

 

Como foi dito anteriormente, existem financiamentos em que as parcelas são mais baratas do que a conta de luz. O custo dos equipamentos e da instalação demora de 4 a 10 anos para voltar para o investidor — depende do tamanho do projeto. Como a vida útil das placas solares pode chegar até 30 anos, o empresário pode ter mais de 25 anos de aproveitamento.

5. Aumento do lucro por diária 

Com a redução de 95% do valor das contas de luz é possível lucrar mais com as diárias. Se os ganhos foram otimizados, o hotel pode promover mais promoções e deixar os pacotes mais interessantes para os hóspedes, aumentando assim as chances de movimentar o negócio.

 6. Diferencial de mercado

 

Com a preocupação em torno da crítica situação do meio ambiente, uma empresa que investe em energias limpas e renováveis se destaca no mercado. O hotel que tiver sua imagem associada a sustentabilidade vai agradar e atrair mais clientes.  

Pensando em incentivar esse tipo prática, o Sebrae juntamente com o Ministério do Turismo, a Agência Brasileira de Promoção de Exportanções e Investimentos (Apex-Brasil) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), criaram a certificação para o setor hoteleiro, chamado Programa Bem Receber.

O intuito dessa iniciativa é fomentar o ganho de selos de sustentabilidade no ramo de hotéis. Assim, as empresas certificadas passam a receber investimentos do programa. Com essa ajuda é possível melhorar a competitividade no mercado e qualidade dos serviços oferecidos. Para saber como adquirir esses selos de certificação, consulte a norma NBR 15401.

Agora que você já conhece algumas das vantagens de investir em energia solar fotovoltaica em hotéis, não perca mais dinheiro. O que você estaria pagando nas contas de luz, estará investindo e valorizando seu imóvel.

Gostou do post? Tem alguma dúvida ou informação para compartilhar? Deixe seu comentário. Estamos prontos para interagir com você!